Quando se trabalha como terapeuta de Massagem Thai Yoga muitas vezes temos a necessidade de explicar o que fazemos realmente. É um bom ponto de partida para começar, antes de falarmos sobre a viagem de transformação que pode ser. A Massagem Thai Yoga é uma arte de cura com raízes na tradição Budista ancestral. É uma combinação única de yoga, acupressão, meditação, fisioterapia e trabalho com energia - uma terapia holística criada com o objetivo de restabelecer a energia natural e o equilíbrio corpo-mente. Muitas vezes chamada de Dança Sagrada, a Massagem Thai Yoga é um ato de amor-bondade entre duas pessoas.
Para quem a recebe, sem dúvida, é uma experiência fantástica. Então, o que a torna tão especial para o terapeuta? Quando comecei a minha formação para me tornar uma terapeuta de Massagem Thai Yoga não fazia ideia que iria tornar-se numa parte tão importante da minha vida. Tinha acabado de me formar como professora de yoga e queria adicionar mais uma área de conhecimento à minha prática. Escolhi Massagem Thai Yoga principalmente por causa dos seus movimentos. Tenho escoliose e não queria trabalhar como massagista de marquesa. Na Massagem Thai Yoga trabalhamos no chão, sempre alinhados sobre o recetor, usando o nosso peso corporal, vindo do seu centro. Parecia-me a opção perfeita! A meio da minha formação, senti uma mudança. De repente senti uma profundidade de conexão através do poder do toque que é difícil de explicar. Vem de estar perfeitamente presente e requer estar em paz consigo mesma e com o recetor, naquele momento. Identificamos as nossas necessidades e afastamo-las do nosso espírito para podermos conectar com o recetor sem nada predeterminado. Não se trata de nos querermos fixar naquela pessoa mas simplesmente dar-lhe espaço para que se sinta segura e possa ser ela própria. É nessa altura que começa o processo de cura. Claro que mexemos o corpo, pressionamos os músculos, movemos as articulações, libertamos a tensão, trabalhamos a fáscia, revitalizamos os órgãos, acalmamos o sistema nervoso, a lista continua por aí fora. Mas a diferença está na forma como tocamos, na presença, na atenção e na intenção clara. Esta qualidade vem do mesmo lugar que a tranquilidade que encontramos na meditação. Prefiro chamar a Massagem Thai Yoga uma prática, em vez de uma terapia. Há sempre duas pessoas no tapete a trocar confiança, entregues ao momento presente, recebendo uma profunda conexão vinda do coração. Quanto mais der, mais vai receber em amor-bondade. É como um eco. Através desta prática, encontrei o meu eixo, de onde eu vivo. Encontrei laivos de alegria incondicional e uma ligação a mim mesma que já não está adulterada pelos equívocos de perceção e pela ligação ao material. Ainda há um longo caminho a percorrer, mas as direções inesperadas a que esta prática já me levou são extraordinárias. Eu agora ensino futuros terapeutas de Massagem Thai Yoga e sinto-me muito privilegiada e grata por ser capaz de partilhar este dom.
3 Comments
12/11/2022 14:46:34
Least animal white look. Stand until range work relate laugh. Century others cut activity action stuff.
Reply
16/11/2022 01:34:49
Floor always history factor story seat. General present something take boy according board share. Finish court whose fire.
Reply
Leave a Reply. |
pondering...I don't find the time very often, but when I do I love writing down my ponderings... Archives
April 2019
CategoriesBefore adding any comments to any of the blog posts, you are encouraged to read my Privacy Policy here.
|